Capítulo 3 – Bonato

Por: Bio Bonato

 

Lembro quando ganhei um disco do Bob Marley, na época ainda era fanático por Rock´n´Roll e Punk Rock, então tive uma certa resistência para entender o Reggae. Tempos depois, através da guitarra pesadíssima de Peter Tosh que junto com  Aston e Carlton Barrett  compunham a cozinha  do revolucionário som de Bob, foi ai que meus ouvidos e coração se  abriram ao Reggae totalmente.

Foi quando coloquei meus pés nesse universo, e tenho até hoje como principal influência musical, afinal foi onde iniciei minhas pesquisas sonoras. Fui conhecendo toda a origem, desde o Ska, Early Reggae, Rocksteady e Reggae.

Em meados de 2008/2009 estava tocando sax em algumas bandas que buscavam essas vertentes jamaicanas. O Ba-Boom foi a banda que me incentivou a buscar  sonoridade e execução que se aproximasse dos mestres da ilha. Foi quando tivemos a oportunidade de produzir e gravar um álbum com o Sergio Soffiatti (OBMJ). Após muito aprendizado gravamos o disco “Incendeia”.

Nessa época o Ba-Boom era um coletivo onde, músicos  e produtor trabalhavam em conjunto e desta parceria surgiu uma produtora.

Entre 2010/2011 elaboramos um projeto para um Edital do MinC (Ministério da Cultura), para intercâmbio cultural com o objetivo de se apresentar em outro país, porém não tinha nada  ainda.  Os legendários Skatalites estavam fazendo uma turnê pelo Brasil em 2011, num dia de sorte para nós e  “Day off” para eles minha amiga Thais, que já conhecia o tecladista e atual maneger dos Skatalites (Ken Stewart), me contatou para saber se poderia levar ele no ensaio do Ba-Boom, até então um dia comum. Passamos nossas músicas enquanto ele assistia “fumando unzinho”, e então no final ele  sorriu e nos disse que o som da banda seria muito bem aceito na Jamaica, e que os(as) jamaicanos(as) iriam adorar assistir um show de uma banda tocando uma música  que mistura raízes nossas  e deles. Ficamos felizes com a presença dele no ensaio e super empolgados com o feedback, porém tocar na Jamaica era  um amor platônico.

Pouco tempo depois recebemos uma Carta Convite do “Jamaica International Ocho Rios Jazz Festival 2012”, indicação do nosso novo amigo Ken Stewart para Myrna Hague, organizadora do festival e membro do conselho da Jamaica Cultural Development Commission (JCDC). Era tudo que precisávamos para realizar esse sonho, pois nosso projeto do MinC acabara de ser contemplado. Foi quando eu tive toda certeza de que o Universo conspira a favor quando você  trabalha e acredita . Nós somos 100% responsáveis por tudo que temos, como diria Ruy Rascassi, “Se você acredita na magia, a magia acredita em você”. Não tenha dúvida nenhuma disso.

Sonhe, e sonhe alto!!!

Quer saber mais sobre essa turnê?

https://www.youtube.com/watch?v=a9ZNdXUPs2k

 

 

Playlist: